Você sabia que, depois do câncer de pele, o câncer de mama é o tipo mais comum da enfermidade no Brasil?
Infelizmente, a doença também é a que causa mais mortes por câncer em mulheres em nosso país. Somente em 2020, foram 17.285 mortes registradas, enquanto para 2022 a previsão é de que enfrentemos 66.280 casos.
As informações acima foram retiradas da Cartilha do Câncer de Mama 2022 disponibilizada gratuitamente pelo INCA, Instituto Nacional do Câncer, e reforçam a necessidade de promovermos a prevenção e a conscientização para revertermos esse preocupante quadro em nosso país.
Afinal, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. É preciso desfazer crenças e conceitos de que não se deve falar sobre a doença, ou, pior, que ela trata-se de uma sentença de morte ou um mal incurável, para o qual não há tratamento.
Conhecer o próprio corpo e ficar atento a mudanças anormais como o surgimento de caroços (nódulos) endurecidos, fixos e geralmente indolores nas mamas; alterações nos mamilos; nódulos nas axilas e no pescoço; saída de líquido dos mamilos e mudanças na pele local é um grande recurso de prevenção para mulheres e homens, que também podem ser acometidos pela doença.
Dessa forma, é possível notar e investigar situações atípicas o quanto antes e aumentar e muito as chances de sucesso e cura do tratamento. A adoção de práticas saudáveis, como manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também é uma grande aliada na manutenção da saúde e na redução dos riscos de incidência da enfermidade.
A Troyka orgulha-se de aderir à campanha Outubro Rosa hoje e durante todo o ano, valorizando a vida e a saúde de nossos colaboradores e de toda a sociedade. Defendemos que a prevenção e a conscientização são grandes aliadas na manutenção do bem mais precioso que possuímos — a nossa integridade —, e por isso reforçamos a importância dessas condutas em tudo que conduzimos.
Afinal, desde 1986, acreditamos em soluções que transformam o mundo.